Press "Enter" to skip to content

Pratos tradicionais do Brasil

0

A culinária brasileira é muito rica, e em cada região do país existem pratos típicos e tradicionais, oriundos da colonização dos mais diversos povos que formaram a identidade do povo brasileiro.

Em cada região, de acordo também com o clima e com as condições topográficas, se encontram pratos à base de carnes, peixes, frutos do mar e outros ingredientes característicos da gastronomia do Brasil, vamos ver agora alguns exemplos de pratos tradicionais do Brasil.

Pratos tradicionais do Brasil

Feijoada

Feijoada

Conhecido em todo o país e um dos mais procurados pelos turistas e visitantes, a feijoada é feita com feijão preto e diversas cortes de carne, principalmente suínas. Cozida até se tornar um caldo espesso e saboroso, é servida com arroz branco, couve refogada e laranja, podendo ainda ser acrescida de banana à milanesa e farofa, de acordo com a região. É, sem dúvida, o prato tradicional brasileiro mais conhecido no mundo.

Churrasco

Churrasco

O povo brasileiro adora carnes, e principalmente no Sul do país, é especialista em preparar os mais diversos cortes, assados na brasa. O churrasco é um evento social familiar típico dos fins de semana, onde a família e os amigos se reúnem para assar a carne, em geral a bovina em seus mais diversos cortes. Fazem parte do churrasco também, as entradas, como a linguiça e cortes de frango, que complementam o banquete, que é acompanhado por saladas, arroz, maionese de batatas, ou ainda, com poucos acompanhamentos, priorizando o consumo da carne.

Acarajé

Acarajé 

Esse prato é tradicional no nordeste do Brasil, principalmente na Bahia, onde é servido nas ruas, bares e restaurantes. O acarajé é um bolinho feito com um tipo específico de feijão, chamado feijão fradinho, e frito no azeite de dendê, típico da região. Depois, é recheado com camarão, vatapá e vinagrete. Costuma ser bem apimentado e tem sabor muito característico, e é muito solicitado por turistas que visitam a região.

Tucupi

Tucupi 

Já no Norte do país, um dos pratos tradicionais mais importantes é o tucupi, caldo feito com as raízes de uma espécie de mandioca que precisa ser demoradamente cozida para que perca sua toxicidade. Esse caldo é usado no preparo de diversos pratos, como o pato no tucupi e o tacacá, muito conhecido na região amazônica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *